Informações Importantes – Aposentados
Sobre o RECADASTRAMENTO 2017:
O Recadastramento 2017 é obrigatório para os participantes que receberam Aposentadoria / Pensão em 2016. Aqueles participantes que iniciaram o recebimento de Aposentadoria / Pensão no ano de 2017 farão o recadastramento a partir de 2018.
Sobre o Reconhecimento de FIRMA POR AUTENTICIDADE:
1. O Aposentado deverá comparecer ao Cartório levando o Formulário de Recadastramento sem assinatura, a Carteira de Identidade e o CPF.
2. O Formulário deverá ser assinado somente na presença do atendente do Cartório. Confirmada a identidade do Aposentado a assinatura é reconhecida como autêntica.
Sobre o Extrato de Pagamento do INSS:
1. Somente serão aceitos extratos referentes a pagamentos a partir de maio/2017;
São equivalentes ao extrato de benefícios: HISCRE, Relação Detalhada de Créditos, INFBEN, Demonstrativo de Crédito de Benefício* (emitido pelo banco), entre outros, desde que contenha o número do benefício, competência, recebedor e o valor “bruto” do benefício.
2. Estão dispensados de apresentar o extrato os recebedores do benefício BPS/ Aposentadoria por Tempo de Contribuição que ainda não requereram benefício de aposentadoria junto ao INSS.
Sobre o campo “Informe abaixo como deseja receber as informações do Postalis”
Tem como objetivo a economia dos serviços de impressões e postagens de jornais, contracheques, comprovantes e recadastramentos e a preservação do meio-ambiente.
O Aposentado deverá escolher como deseja ter acesso às informações: Jornal – Contracheque – Comprovantes – Recadastramento, marcando para cada item uma das opções: “Consultarei o site o Postalis” – “E-mail” – “Impresso”.
Para o item Recadastramento ressaltamos que as opções “Consultarei no site do POSTALIS” ou “E-mail” serão somente para que o aposentado acesse e imprima seu próprio formulário de recadastramento, as demais rotinas de assinar, solicitar alterações, apresentar documentação comprobatória e obrigatória e encaminhar ao NRP permanecerão.
Caso o aposentado não tenha preenchido este campo “Informe abaixo como deseja receber as informações do Postalis”, será presumida a primeira opção como sendo sua escolha: “Consultarei no site do Postalis”. Essas informações podem ser consultadas e alteradas a qualquer tempo no POSTALIS Online/ Cadastro/ Postalis Informa.
Documentos necessários para alterações nas informações constantes da documentação enviada:
1. Dados pessoais, endereço e telefone para contato: documento de identificação e comprovante de endereço.
2. Número do benefício do INSS: Cópia da Carta de Concessão Original do INSS ou o CONBAS (documento com dados básicos da concessão emitido pelo INSS), em conjunto com a Carta de Concessão do INSS emitida pela internet.
3. Dados bancários: documento de identificação e comprovante de dados bancários.
4. Dependentes para fins de Imposto de Renda: Certidão de Casamento, Nascimento e/ou RG dos dependentes (cópia acompanhada de original, para conferência).
>> Emissão do extrato de pagamento de benefícios. (Passo-a-passo-clique aqui)